Segundo Piaget, o adolescente está no quarto estágio , do desenvolvimento cognitivo, que é o estágio de operações formais, conforme Barros (2008), está fase que ocorre após os 12 anos, o pensamento formal é hipotético-dedutivo, não necessita mais da manipulação de objetos concretos, ele é capaz de deduzir suas conclusões de puras hipóteses, sem a necessidade de observação real.
"Concluindo: um adolescente raciocina cientificamente, formulando hipóteses e comprovando-as, na realidade ou em pensamento. Enquanto o pensamento de uma criança mais nova envolve apenas objetos concretos, o adolescente já pode imaginar possibilidades. Quando tem por volta de 15 anos, o adolescente resolve problemas analisando-os logicamente e formulando hipóteses a respeito de resultados possíveis, a respeito do que poderia ocorrer."(BARROS, 2008, p.108,109).
Referências:
BARROS, Célia Silva Guimarães. Pontos de Psicologia do Desenvolvimento. São Paulo: Editora Ática, 2008.
Nenhum comentário:
Postar um comentário