Conforme
vimos anteriormente, a aprendizagem na juventude está relacionada,
principalmente, às interações entre o sujeito cognoscente e o ambiente no qual
ele está inserido. Essa interação dinâmica é extremamente necessária para que o
indivíduo, através de suas ações, modifique seu ambiente e também seja
modificado pelas consequências que gerar nesse ambiente (que pode ser tanto
físico, quanto moral ou subjetivo). Portanto, para que haja a aprendizagem, é
necessária uma interação entre o sujeito e o objeto de conhecimento.
É sabido que a aprendizagem ocorre
nas mais variadas instâncias da vida das pessoas (na família, nos grupos de
amizade, na igreja, entre outros). Entretanto, é na escola que se torna mais
evidente esse processo. A escola deveria ser, portanto, um local que
estimulasse, efetivamente, as interações entre os sujeitos e entre o sujeito
aprendente e seu ambiente. Mas, infelizmente, a escola, seus dirigentes e
professores insistem em impor aos jovens um ambiente de aprendizagem muito
distante da dinâmica do pensar da atualidade. A maioria delas ainda propõem
atividades que não promovem a criatividade e a resolução de situações-problema,
ou seja, atividades que façam sentido para o jovem cada vez mais conectado ao mundo
e à velocidade das informações.
Pensando nessa característica da
maioria das escolas, propusemos uma pesquisa a 18 alunos do 9º ano (média de 15
anos de idade) de uma escola particular de São José dos Campos, na qual eles
opinariam sobre a forma como veem o ensino na atualidade:
Em sua opinião, os métodos
atuais de ensino são adequados para estimular sua aprendizagem?
a-
Sim,
porque nos preparam para o vestibular.
b-
Sim,
porque nos ajudam a trabalhar nossas habilidades e competências.
c-
Não,
porque temos de aprender uma grande quantidade de informações que nem sempre
serão úteis.
83% dos alunos
marcaram a letra A.
5% dos alunos
marcaram a opção B.
12% dos alunos
marcaram a opção C.
Percebemos que a maioria dos alunos
está condicionada a estudar para fazer provas. Não percebem a importância de se
trabalharem habilidades e competências que serão muito úteis no futuro, em
qualquer profissão que sigam. Percebemos também que a maioria das escolas se vê
presa ao vestibular, não se esforçando para mudar esse painel de aprendizagem
mecânica.
Para você, como seria a
forma mais adequada de aprendizagem na escola?
a-
Através
de aulas expositivas e avaliações ao final de cada bimestre.
b-
Através
de aulas interativas, com trabalhos em grupos e avaliações contínuas (não
apenas provas, mas ser avaliado por trabalhos, apresentações orais, desempenho
em sala, etc).
c-
Aulas
com bastantes recursos tecnológicos para a apresentação das matérias e para o desenvolvimento
de atividades.
100%
dos alunos marcaram a opção C.
Percebemos, assim, que não se pode
mais pensar em aulas para jovens sem o uso de tecnologia. Segundo informações
do portal Porvir, uma pesquisa realizada pelo núcleo de ensino da Unesp (Universidade Estadual de São Paulo) mostrou que o uso de
ferramentas tecnológicas educativas melhoram em 32% o rendimento dos
estudantes em matemática e física em comparação aos conteúdos
trabalhados de forma expositiva em sala de aula. Se os professores querem
melhores desempenhos de seus alunos, maior atenção e participação em sala,
precisam se capacitar e aprender a pensar como os jovens.
Na sua opinião, os
professores estão preparados para ensinar os jovens da atualidade?
a-
Sim,
porque apresentam domínio da matéria que ensinam.
b-
Sim,
porque proporcionam aulas diferentes, dinâmicas e com uso de tecnologia.
c-
Não,
porque temos de ficar o tempo todo sentados, apenas ouvindo o que eles falam.
77%
dos alunos marcaram a opção A.
23%
dos alunos marcaram a opção C.
Nenhum
aluno marcou a opção B.
Percebemos aqui, mais uma vez, que
os jovens pensam que um bom professor é aquele que sabe muito. Ao mesmo tempo,
reclamam de terem de ficar sentados ouvindo sua fala.
Questionamos uma professora dessa
turma sobre nenhum aluno ter marcado a opção B. Ela nos informou que aulas
dinâmicas acontecem, porém, com pouca frequência, devido ao fato de terem que
terminar todo o conteúdo do livro didático ao final do ano letivo. Mais uma vez,
notamos que a aprendizagem efetiva é trocada por volume de informações.
O que você considera o maior
erro cometido pelos professores?
a- Não preparar aulas dinâmicas e com uso de tecnologia.
b- Não promover momentos para que os alunos expressem sua opinião sobre o assunto estudado.
c- Delegar muitas tarefas de casa.
a- Não preparar aulas dinâmicas e com uso de tecnologia.
b- Não promover momentos para que os alunos expressem sua opinião sobre o assunto estudado.
c- Delegar muitas tarefas de casa.
66% dos alunos
marcaram a opção C.
34% dos alunos
marcaram a opção A.
Nenhum dos alunos
marcou a opção B.
Nota-se que fazer muita tarefa de
casa desagrada à maioria dos alunos. Talvez se os professores se utilizassem de
diferentes recursos tecnológicos para promoverem a aprendizagem de seus alunos
em sala de aula, não seriam necessárias tantas tarefas para serem realizadas em
casa. Uma pequena revisão do conteúdo visto em sala bastaria.
Como deveria ser a escola
ideal para os jovens, em sua opinião?
a- Uma escola com bastantes recursos tecnológicos.
b- Uma escola que proporcionasse momentos para transformar a teoria estudada em projetos práticos, nos quais fosse estimulada a criatividade dos alunos.
c- Uma escola onde, na mesma sala, estudassem pessoas de diferentes idades – umas ensinando as outras.
a- Uma escola com bastantes recursos tecnológicos.
b- Uma escola que proporcionasse momentos para transformar a teoria estudada em projetos práticos, nos quais fosse estimulada a criatividade dos alunos.
c- Uma escola onde, na mesma sala, estudassem pessoas de diferentes idades – umas ensinando as outras.
55% dos alunos
marcaram a opção A.
33% dos alunos
marcaram a opção B.
12% dos alunos
marcaram a opção C.
Nota-se, com esse resultado, que
apesar dos alunos gostarem e solicitarem o uso da tecnologia em sala, também é
importante para eles perceber o uso prático de tudo que aprendem na teoria. Os
jovens de hoje necessitam formar novos conceitos, analisar, comparar,
relacionar, questionar, ou seja, necessitam utilizar toda a capacidade de
abstrair conceitos e toda sua a criatividade, tão característica do complexo
pensamento juvenil.
Referência:
Uso de tecnologia em sala de aula
aumenta o rendimento dos alunos. Disponível em:http://noticias.universia.com.br/ciencia-tecnologia/noticia/2013/02/04/1003071/uso-tecnologia-em-sala-aula-aumenta-rendimento-dos-alunos-aponta-estudo.html.
Acesso em 9 fev. 2013.
Nenhum comentário:
Postar um comentário