segunda-feira, 11 de fevereiro de 2013

A aprendizagem na escola (pesquisa com jovens)



Conforme vimos anteriormente, a aprendizagem na juventude está relacionada, principalmente, às interações entre o sujeito cognoscente e o ambiente no qual ele está inserido. Essa interação dinâmica é extremamente necessária para que o indivíduo, através de suas ações, modifique seu ambiente e também seja modificado pelas consequências que gerar nesse ambiente (que pode ser tanto físico, quanto moral ou subjetivo). Portanto, para que haja a aprendizagem, é necessária uma interação entre o sujeito e o objeto de conhecimento.
            É sabido que a aprendizagem ocorre nas mais variadas instâncias da vida das pessoas (na família, nos grupos de amizade, na igreja, entre outros). Entretanto, é na escola que se torna mais evidente esse processo. A escola deveria ser, portanto, um local que estimulasse, efetivamente, as interações entre os sujeitos e entre o sujeito aprendente e seu ambiente. Mas, infelizmente, a escola, seus dirigentes e professores insistem em impor aos jovens um ambiente de aprendizagem muito distante da dinâmica do pensar da atualidade. A maioria delas ainda propõem atividades que não promovem a criatividade e a resolução de situações-problema, ou seja, atividades que façam sentido para o jovem cada vez mais conectado ao mundo e à velocidade das informações.
            Pensando nessa característica da maioria das escolas, propusemos uma pesquisa a 18 alunos do 9º ano (média de 15 anos de idade) de uma escola particular de São José dos Campos, na qual eles opinariam sobre a forma como veem o ensino na atualidade:

Em sua opinião, os métodos atuais de ensino são adequados para estimular sua aprendizagem?
a-    Sim, porque nos preparam para o vestibular.
b-   Sim, porque nos ajudam a trabalhar nossas habilidades e competências.
c-    Não, porque temos de aprender uma grande quantidade de informações que nem sempre serão úteis.

83% dos alunos marcaram a letra A.
5% dos alunos marcaram a opção B.
12% dos alunos marcaram a opção C.

            Percebemos que a maioria dos alunos está condicionada a estudar para fazer provas. Não percebem a importância de se trabalharem habilidades e competências que serão muito úteis no futuro, em qualquer profissão que sigam. Percebemos também que a maioria das escolas se vê presa ao vestibular, não se esforçando para mudar esse painel de aprendizagem mecânica.

Para você, como seria a forma mais adequada de aprendizagem na escola?
a-    Através de aulas expositivas e avaliações ao final de cada bimestre.
b-   Através de aulas interativas, com trabalhos em grupos e avaliações contínuas (não apenas provas, mas ser avaliado por trabalhos, apresentações orais, desempenho em sala, etc).
c-    Aulas com bastantes recursos tecnológicos para a apresentação das matérias e para o desenvolvimento de atividades.

100% dos alunos marcaram a opção C.
            Percebemos, assim, que não se pode mais pensar em aulas para jovens sem o uso de tecnologia. Segundo informações do portal Porvir, uma pesquisa realizada pelo núcleo de ensino da Unesp (Universidade Estadual de São Paulo) mostrou que o uso de ferramentas tecnológicas educativas melhoram em 32% o rendimento dos estudantes em matemática e física em comparação aos conteúdos trabalhados de forma expositiva em sala de aula. Se os professores querem melhores desempenhos de seus alunos, maior atenção e participação em sala, precisam se capacitar e aprender a pensar como os jovens.

Na sua opinião, os professores estão preparados para ensinar os jovens da atualidade?
a-    Sim, porque apresentam domínio da matéria que ensinam.
b-   Sim, porque proporcionam aulas diferentes, dinâmicas e com uso de tecnologia.
c-    Não, porque temos de ficar o tempo todo sentados, apenas ouvindo o que eles falam.

77% dos alunos marcaram a opção A.
23% dos alunos marcaram a opção C.
Nenhum aluno marcou a opção B.

            Percebemos aqui, mais uma vez, que os jovens pensam que um bom professor é aquele que sabe muito. Ao mesmo tempo, reclamam de terem de ficar sentados ouvindo sua fala.
            Questionamos uma professora dessa turma sobre nenhum aluno ter marcado a opção B. Ela nos informou que aulas dinâmicas acontecem, porém, com pouca frequência, devido ao fato de terem que terminar todo o conteúdo do livro didático ao final do ano letivo. Mais uma vez, notamos que a aprendizagem efetiva é trocada por volume de informações.

O que você considera o maior erro cometido pelos professores?
a-    Não preparar aulas dinâmicas e com uso de tecnologia.
b-   Não promover momentos para que os alunos expressem sua opinião sobre o assunto estudado.
c-    Delegar muitas tarefas de casa.

66% dos alunos marcaram a opção C.
34% dos alunos marcaram a opção A.
Nenhum dos alunos marcou a opção B.

            Nota-se que fazer muita tarefa de casa desagrada à maioria dos alunos. Talvez se os professores se utilizassem de diferentes recursos tecnológicos para promoverem a aprendizagem de seus alunos em sala de aula, não seriam necessárias tantas tarefas para serem realizadas em casa. Uma pequena revisão do conteúdo visto em sala bastaria.

Como deveria ser a escola ideal para os jovens, em sua opinião?
a-    Uma escola com bastantes recursos tecnológicos.
b-   Uma escola que proporcionasse momentos para transformar a teoria estudada em projetos práticos, nos quais fosse estimulada a criatividade dos alunos.
c-    Uma escola onde, na mesma sala, estudassem pessoas de diferentes idades – umas ensinando as outras.

55% dos alunos marcaram a opção A.
33% dos alunos marcaram a opção B.
12% dos alunos marcaram a opção C.

            Nota-se, com esse resultado, que apesar dos alunos gostarem e solicitarem o uso da tecnologia em sala, também é importante para eles perceber o uso prático de tudo que aprendem na teoria. Os jovens de hoje necessitam formar novos conceitos, analisar, comparar, relacionar, questionar, ou seja, necessitam utilizar toda a capacidade de abstrair conceitos e toda sua a criatividade, tão característica do complexo pensamento juvenil.

Referência:
Uso de tecnologia em sala de aula aumenta o rendimento dos alunos. Disponível em:http://noticias.universia.com.br/ciencia-tecnologia/noticia/2013/02/04/1003071/uso-tecnologia-em-sala-aula-aumenta-rendimento-dos-alunos-aponta-estudo.html. Acesso em 9 fev. 2013.

Nenhum comentário:

Postar um comentário